Só em 1989 é que o MAPADI teve instalações próprias, que foram construídas com o objectivo de albergar este Movimento.

A 22 de Maio de 1989 começou a construção da 2ª fase do Centro de Educação Especial e Formação Profissional. Durante as férias de Verão, fez-se a mudança para estas novas instalações (1ª Fase), para em Setembro ter lugar a recepção aos alunos e formandos.

A 1ª Fase do Centro de Educação Especial e Formação Profissional do MAPADI foi inaugurada oficialmente pelo Ministro do Emprego e da Segurança Social, Dr. José Silva Peneda, a 2 de Junho de 1990.

Este Centro, para além de proporcionar às crianças, aos professores e educadores um melhor local de trabalho, permitiu que fosse aumentado para quarenta e um o número de alunos. A Equipa Pedagógica e Técnica passou a ser composta por dezasseis elementos. O quadro administrativo e o pessoal auxiliar de limpeza era formado por quatro elementos cada.

As obras da 2ª fase continuavam, para um espaço destinado aos deficientes profundos e dotado de aquecimento solar e central, aquecimento e desumidificação da piscina, sauna, jacuzzi, cozinha e lavandaria.

O Rotary Clube da Póvoa de Varzim considerou a Instituição como uma das “10 mais de 1990”, pelo que lhe foi atribuído um troféu, entregue à direcção durante uma cerimonia realizada no Casino da Póvoa.

Obtidas as novas instalações em 1991, tornava-se necessário ampliar e melhorar os serviços prestados às crianças Diminuídas Mentais.

Concluídas as obras do Centro de Educação Espacial e Formação Profissional tiveram inicio os primeiros cursos de formação profissional, com a colaboração do instituto de emprego e formação profissional, nas áreas de tecelagem manual e redes, com dez formandos, hotelaria, com cinco formandos e jardinagem com outros cinco.

O aumento do numero de alunos originou algumas mudanças na orgânica interna do centro: foram admitidas uma terapeuta da fala, uma professora de trabalhos manuais e dois auxiliares pedagógicos; criaram-se também novos grupos, organizando as crianças pelas idades cronologia/ mental, e tipo ou grau de deficiência.

O ano de 1992 marcou outra etapa importante na vida do MAPADI. Concluíram-se as obras no moderno edifício. Sua Ex.cia Rev.ma D. Carlos Pinheiro, Bispo Auxiliar de Braga, benzeu a nova carrinha e visitou as instalações; o Centro de Actividades Operacionais iniciou as suas actividades e ficaram prontas as instalações do parque desportivo, da hidroterapia (piscina e hidromassagem) e saunas (seca e húmida). Este serviço, aberto à comunidade, preencheu uma lacuna deste tipo, no concelho da Povoa de Varzim.

No mês de Junho deste ano, o Centro de Bem-Estar e Actividades Ocupacionais iniciou as actividades com 15 alunos, oriundos da escola e do exterior.

A Sala de Terapia Ocupacional “foi criada com o objectivo de dar resposta/ terapêutica às necessidades mais especificas ao nível das dificuldades cognitivo-motoras apresentadas pela maioria dos alunos…com a criação de um plano terapêutico de intervenção…posto em prática sobre a forma de técnicas terapêuticas e actividades várias, de forma a facilitarem o desenvolvimento normal de comportamentos adaptados.”

A partir de Setembro de 1994, entrou em funcionamento a cozinha do centro, onde passaram a ser confeccionadas todas as refeições para os utentes da Instituição, sendo até então o fornecimento de almoços dado pela Escola Preparatória Dr. Flávio Gonçalves e também pelo Batalhão de Administração Militar (durante o período de férias da Escola Preparatória).

Neste ano, para além do Sector escolar, Centro de Bem-estar e Actividades Ocupacionais, Formação Profissional e “Escola Nagim” (Natação, Ginástica e Musculação), o MAPADI enriqueceu as suas valências com a abertura dos Serviços de Fisioterapia. Foi também renovada a cobertura do edifício, já bastante degradada, e o átrio de entrada foi alindado com um belo e sugestivo espelho de água, para além do aproveitamento de um espaço para a criação de um bar.



TERAPIA OCUPACIONAL


O Serviço de Terapia Ocupacional desta Instituição acompanha as crianças Mais>


TERAPIA DA FALA


O Serviço de Terapia da Fala da Instituição acompanha as crianças Mais>

 

 FISIOTERAPIA
 

A reabilitação da deficiência mental está muito dependente da reabilitação física, Mais>

   

 SECTOR ESCOLAR
 

Este sector, com 39 alunos divididos em dois grupos (Jardim-de-Infância e  Mais>

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 C.A.O.
 

Encontra-se dividido em duas valências: o Centro de Bem-estar e o Centro  Mais>

     

 


 FORMAÇÃO   PROFISSIONAL
 

Ao abrigo do Programa Constelação, do Fundo Social Europeu, Mais>

ESCOLA NAGIM

 

      Rentabilizaando os espaços construídos, para poderem dar resposta Mais>