O Serviço de Terapia Ocupacional da Instituição acompanha as
crianças/adolescentes da escolaridade, fazendo uma abordagem
essencialmente de carácter individual, onde o aluno é
avaliado na sua vertente funcional e assim detectado todo um
conjunto de défices que passam a ser base de dados para a
criação do plano terapêutico de intervenção.
São avaliadas as Áreas de Ocupação Humana significativas
para o utente (Actividades da Vida Diária e Vida Diária
Instrumentais; Educação; Trabalho; Brincar; Lazer; e
Participação Social), as Competências de Desempenho
(motoras, processo e de comunicação/ interacção), os Padrões
de Desempenho (Hábitos, Rotinas e Papeis), os contextos
(cultural, físico, social, pessoal, espiritual, temporal e
virtual) e os Factores Inerentes ao Cliente (Funções e
estruturas corporais).
O plano de intervenção é posto em prática sob a forma de
técnicas e actividades terapêuticas, de forma a permitir que
a criança/adolescente consiga uma forma mais independente e
funcional de executar as diferentes funções na Escola,
Família e Sociedade.
O Desempenho Ocupacional é a concretização da Actividade ou
Ocupação seleccionada que ocorre através de uma transacção
dinâmica entre o cliente, o contexto e a actividade. A
melhoria ou desenvolvimento de competências e de padrões no
desempenho ocupacional leva ao envolvimento na ocupação ou
ocupações.
Objectivos:
O principal objectivo do terapeuta ocupacional é ajudar o
aluno a alcançar o máximo de independência e qualidade de
vida.
Pode ainda utilizar ajudas técnicas ou adaptações para
substituir as funções perdidas, no caso de não ser possível
recuperá-las. Pode também intervir no meio familiar, social
ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou
cuidadores e modificando a habitação de forma a eliminar as
barreiras arquitectónicas e adaptar o espaço às necessidades
da criança.