O Serviço de Terapia Ocupacional da Instituição acompanha as crianças/adolescentes da escolaridade, fazendo uma abordagem essencialmente de carácter individual, onde o aluno é avaliado na sua vertente funcional e assim detectado todo um conjunto de défices que passam a ser base de dados para a criação do plano terapêutico de intervenção.

São avaliadas as Áreas de Ocupação Humana significativas para o utente (Actividades da Vida Diária e Vida Diária Instrumentais; Educação; Trabalho; Brincar; Lazer; e Participação Social), as Competências de Desempenho (motoras, processo e de comunicação/ interacção), os Padrões de Desempenho (Hábitos, Rotinas e Papeis), os contextos (cultural, físico, social, pessoal, espiritual, temporal e virtual) e os Factores Inerentes ao Cliente (Funções e estruturas corporais).

O plano de intervenção é posto em prática sob a forma de técnicas e actividades terapêuticas, de forma a permitir que a criança/adolescente consiga uma forma mais independente e funcional de executar as diferentes funções na Escola, Família e Sociedade.

O Desempenho Ocupacional é a concretização da Actividade ou Ocupação seleccionada que ocorre através de uma transacção dinâmica entre o cliente, o contexto e a actividade. A melhoria ou desenvolvimento de competências e de padrões no desempenho ocupacional leva ao envolvimento na ocupação ou ocupações.

Objectivos:

O principal objectivo do terapeuta ocupacional é ajudar o aluno a alcançar o máximo de independência e qualidade de vida.

Pode ainda utilizar ajudas técnicas ou adaptações para substituir as funções perdidas, no caso de não ser possível recuperá-las. Pode também intervir no meio familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou cuidadores e modificando a habitação de forma a eliminar as barreiras arquitectónicas e adaptar o espaço às necessidades da criança.



TERAPIA OCUPACIONAL


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TERAPIA DA FALA


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 FISIOTERAPIA
 

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 SECTOR ESCOLAR
 

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 C.A.O.
 

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 FORMAÇÃO   PROFISSIONAL
 

Ao abrigo do Programa Constelação, do Fundo Social Europeu, Mais>

ESCOLA NAGIM

 

      Rentabilizaando os espaços construídos, para poderem dar resposta Mais>