A história do MAPADI começa com o Dr. Albino Ramos, um médico especializado em Psiquiatra Infantil, cuja preocupação era encontrar um meio de suavizar a existência da angústia dos pais de crianças com deficiência, ajudando-os a suportar a dor que os deprimia. Em 1976, falou sobre o assunto com o Dr. Camilo Sá Couto Santos e ambos decidiram criar uma Associação que prestasse apoio às crianças deficientes da Póvoa de Varzim. Mais tarde, também se juntou a este projecto o Dr. Ramiro Geraldes da Costa Araújo e deu a entender que o melhor começo seria iniciar uma campanha de sensibilização não só aos pais interessados, mas a toda a população. Uma vez que o Dr. Rui Abrunhosa estava exercer um excelente trabalho na MADI, acharam que este seria a pessoa indicada para realizar essa campanha.

Foi feito o contacto com o Delegado Escolar da Póvoa de Varzim, esclarecendo-o dos objectivos da campanha. A primeira reunião teve lugar a 6 de Novembro de 1976, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, tendo-se seguido outras. Com a garantia de que a associação a criar seria dirigida, em grande parte, por elementos que tivessem filhos deficientes, pois só estes poderiam compreender o verdadeiro significado desta vivência, logo apareceram os primeiros voluntários para apoiar este projecto.

E assim nasceu o MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 6 de Novembro de 1976. O seu fim destina-se a dar apoio a crianças com deficiência mental do concelho da Póvoa de Varzim. 

Sem instalações próprias, o Movimento alugou uma casa no lugar da Giesteira e, com ajuda da população, fizeram as obras de adaptação, executadas maioritariamente por membros da Associação, cujos materiais de construção foram oferecidos pelas casas comerciais da cidade, e abriram a “Escola MAPADI”. A sede provisória da Instituição funcionou, durante 15 anos, numa sala da Residência Paroquial.

 



TERAPIA OCUPACIONAL


O Serviço de Terapia Ocupacional desta Instituição acompanha as crianças Mais>


TERAPIA DA FALA


O Serviço de Terapia da Fala da Instituição acompanha as crianças Mais>

 

 FISIOTERAPIA
 

A reabilitação da deficiência mental está muito dependente da reabilitação física, Mais>

   

 SECTOR ESCOLAR
 

Este sector, com 39 alunos divididos em dois grupos (Jardim-de-Infância e  Mais>

  .

 C.A.O.
 

Encontra-se dividido em duas valências: o Centro de Bem-estar e o Centro  Mais>

     

 


 FORMAÇÃO   PROFISSIONAL
 

Ao abrigo do Programa Constelação, do Fundo Social Europeu, Mais>

ESCOLA NAGIM

 

      Rentabilizaando os espaços construídos, para poderem dar resposta Mais>